O Festival
O Festival
O Festival

Edição Praia do Forte 2023

O Festival

Nascido no charmoso vilarejo de Praia do Forte, em 2006, 17ª edição em 2023, o  Festival Tempero no Forte homenageia a cultura e a gastronomia da Bahia e do Brasil através da Música Instrumental e da rica culinária do nosso país e do nosso Estado. 

Uma vez por ano, o Litoral Norte fica ainda mais convidativo com a presença de Chefs e Artistas de todo o Brasil, que aportam nesse paraíso e promovem um verdadeiro espetáculo de sons e sabores.

Eleito como a terceira maior atração da região, em pesquisa do Ministério do Turismo, FGV e Sebrae Nacional, o Tempero no Forte movimenta a economia criativa das regiões onde atua, entrando também para o Calendário nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Expandindo territórios, o Tempero alcançou Salvador desde 2017 e ultrapassou fronteiras realizando a primeira edição em Portugal, em 2022,  A Música Instrumental, que através da Lei Federal de Incentivo à Cultura desde 2015 faz parte do Festival, continua sendo uma das nossas marcas registradas do Festival, com shows de artistas renomados que se apresentam gratuitamente e com acessibilidade, para turistas, comunidade e visitantes, garantindo a trilha sonora da festa.

Seja Bem-vindo ao Tempero no Forte!

Nossa história

Tradicional vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, a Praia do Forte tem sua origem ligada à antiga fortaleza erguida no Século XVI para proteger a costa de invasores. Considerada a primeira fortificação militar portuguesa do Brasil, o Castelo Garcia d’Ávila é um dos mais importantes monumentos do patrimônio histórico nacional, e por suas características medievais, é também a única construção do gênero nas Américas.

Com o passar dos séculos, o pequeno povoado que se formou na região foi incorporado ao mapa turístico da Bahia, ganhando pousadas de charme, hotéis de luxo, lojas de grife e uma cena gastronômica digna de uma grande metrópole. Foi nesse contexto que, em 2006, surgia o Tempero no Forte, um festival que acrescentou ainda mais cultura e sabor a um destino tão amado por baianos e turistas.

Desde a sua concepção, o Tempero promove a música, a culinária e a arte como valorização regional, desenvolvendo o empreendedorismo e a economia criativa, na certeza de poder encantar o público com a cultura local e sugestões de pratos inovadores que até hoje estão nos cardápios de muitos restaurantes da região.

Em 2017, o Festival chegou a Salvador, fruto de uma parceria com a Boa Lembrança e trazendo os sabores da Baía de Todos os Santos, da carne de fumeiro aos frutos do mar. Era o início do Tempero Bahia, um grande sucesso que se repetiu consecutivamente e hoje tem 6 edições. Em 2022 atingiu mais 5.000.000 de visualizações nas redes e realizou a sua primeira edição internacional, chegando a Portugal, em Lisboa e Cascais, levando Música Instrumental e gastronomia de qualidade, unindo as culturas  dos 2 países. 

Tempero no Forte 2023

Um dos destinos turísticos mais cobiçados da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte de Salvador, Praia do Forte recebe pela décima sétima vez, o consagrado Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, que vai acontecer de 30 de novembro a 10 de dezembro, sob o tema “Costa dos Coqueiros – Riquezas e Sabores do Litoral Norte/Ba”, em homenagem à rica gastronomia da região. Música Instrumental e Gastronomia, que fazem girar a economia criativa e o turismo do local, estarão presentes ao formato original do Festival, que traz o Circuito nos Restaurantes e o evento cultural que  fazem parte da história do Tempero. 

O Tempero no Forte é um Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado e Secretaria de Turismo, Prefeitura de Mata de São João, Projeto Tamar, Turisforte e  Senac, com organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos.

number1

Ministério da Cultura apresenta:

Tempero Oficial
Apoio
Lei de Incentivo
Lei de Incentivo
TurisForte
TurisForte
Tivoli
Tivoli
Tidelli
Tidelli
Rota 99
Rota 99
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Projeto Tamar
Projeto Tamar
Boteco Portugues
Boteco Portugues
Arroz Atitude
Arroz Atitude
Sabiá - Azeite de Oliva
Sabiá - Azeite de Oliva
SOST
SOST
Casa do Congumelo0
Casa do Congumelo0
Palmitaria União
Palmitaria União
Bicho Preguiça
Bicho Preguiça
Polem Dourado
Polem Dourado
Capril
Capril
Erva-Sal Microverdes
Erva-Sal Microverdes
CLN/INVEPAR
CLN/INVEPAR
Senac
Senac
Prefeitura Mata de São João
Prefeitura Mata de São João
Patrocínio
Coca-Cola
Coca-Cola
Realização
Governo Federal
Governo Federal

Siga-nos em nossas redes

Tempero Oficial
2023 - 2024. Tempero Oficial. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital