O destino turístico da Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, se prepara para receber, de 11 a 21 de dezembro, a 19ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, que mais uma vez movimentará a economia e o trade turístico da região. O circuito gastronômico do evento também se estenderá para localidades próximas, como Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí e Lagoa Aruá.
Com quase duas décadas de trajetória, o festival segue sob a curadoria da chef Tereza Paim e mantém o cuidado na escolha dos temas. Em 2025, a proposta destaca os “Sabores da Terra”, valorizando ingredientes como mel, coco, farinha, queijos de cabra, cachaça, pimenta, hortaliças, raízes, citrus, frutas da estação, cogumelos, banana, açaí, pupunha, ovos caipira, além de massas de aipim, carimã e tapioca. Os chefs e cozinheiros participantes, em restaurantes, pousadas e hotéis, serão convidados a criar pratos autorais inspirados nessas referências.
“O Festival é uma ótima oportunidade para movimentar o turismo, experimentar a culinária local e conhecer a cultura da região. O tema desse ano traz também sustentabilidade para toda a cadeia produtiva local”, afirma Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, realizadora do festival, cuja proposta destaca sabores que remetem às origens, às memórias e à mistura de influências indígenas, africanas e europeias que moldam a culinária brasileira.