Cozinha Show
Cozinha Show
Cozinha Show
Cozinha Show

As Aulas da Cozinha Show sobre Cozinha Baiana e Brasileira, são gratuitas, com degustação e Chefs convidados. 

Inscrições abertas, pelo Sympla. Clique aqui.

Para garantir sua inscrição será necessário se apresentar na recepção da Cozinha Show, na Vila de Praia do Forte, Praça da Música, em frente ao 7 Pizzas, 1h antes de cada aula. 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (30/11)

19h30 às 20h30

“Valorizando Produtos e Ingredientes Regionais”
Receita: Salada Terroir Praia do Forte 

Chef Tereza Paim (BA) 
Baiana, formada em Ciências da Computação e Engenharia de Qualidade, com mestrado em Marketing e Gestão pela Universidade de Lisboa, trocou toda a sua experiência corporativa pela sua vocação gastronômica, onde acumula outras formações acadêmicas dentro e fora do Brasil. Hoje comanda dois dos mais badalados restaurantes de Salvador, o Casa de Tereza e o Boteco da Tetê. Criadora do Festival Tempero no Forte em 2006, atualmente é curadora do Tempero Bahia e Tempero no Forte.

 

 


Sexta-feira (01/12)

17h30 às 18h30
“Gastronomia da Bahia”   
Receita: Canapé de creme de camarão, com vinagrete de maxixe e caju

Chef Vini Soares (BA) - SENAC
Instrutor de Hotelaria pelo SENAC/BA. Graduando em Administração pela Faculdade SENAC/SP com 16 anos de experiência em Gastronomia, com especialização em Confeitaria. Representou a Bahia nas competições SENAC de Educação Profissional na Etapa Nacional.

 

 

19h às 20h
“Cozinha brasileiríssima”
Receita: 
Entrada: Ceviche de peixe e coco 
Prato: Camarão ensopado no coco, com palmito pupunha e tapioca 
Sobremesa: Bala de coco e baba de moça

Chef Morena Leite (BA/SP)
Morena Leite cresceu no Quadrado de Trancoso e, desde pequena, esteve em meio às panelas do Capim Santo. Seus pais, Fernando Leite e Sandra Marques chegaram à Bahia à procura de um estilo de vida mais natural e encontraram na culinária a possibilidade de reunir em torno da mesa a família e os amigos. Os aromas surpreendentes que emanavam da cozinha do restaurante criaram a fama da família. Assim, aos dezessete anos, Morena deixou a praia e foi para Paris estudar na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, onde se formou Chef de Cozinha e Pâtisserie dois anos depois. “Estudei na Cordon Bleu, mas meu trabalho tem muito do emocional. Gosto de brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais”. Morena considera que grande parte de seu conhecimento foi somado pelas experiências adquiridas em viagens. “Cozinho com amor, técnica, planejamento e intuição”, afirma.

 

20h30 às 21h30
“Viagem pela história - da Caldeirada à portuguesa, até a Moqueca brasileira”
Receita: Caldeirada de Bacalhau

Chef Gonçalo Ramirez (PT/BA) – Boteco Português - Rio Vermelho/SSA
Formado pela Escola Hotelaria & Turismo Estoril em Portugal. O Chef Gonçalo Ramirez tem na base da Sua Cozinha, Raízes fortes da Gastronomia Portuguesa, Influências Mediterrâneas e como complemento da Sua inspiração, as Suas Viagens pelo Mundo e os Países por onde teve a Felicidade de Viver. Com uma experiência profissional bem eclética, resultante das várias cozinhas por onde foi passando ao longo da Sua carreira, foi em Morro de São Paulo que decidiu radicar-se; E onde durante esta ultima década desempenha a função de “Chef Executivo Pousada Minha Louca Paixão”. Assumindo ainda desde o corrente ano, o cargo de “Consultor Gastronómico do Boteco Português”. E como o próprio tem o hábito de falar: “Adoro o Brasil... Mas eu Amo a Bahia!”

 

 

Sábado (02/12)

15h às 16h
“Mini Chef - Cozinhando e Brincando”
Receita: Oficina de Brigadeiros

Chef Freddy Miranda (RJ/BA) do Tivoli Ecoresort 
O Chef Frederico Miranda é graduado pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira – IBMR em Tecnólogo em Gastronomia e tem MBA em Gastronomia e Gestão de Alimentos & Bebidas. É Chef Executivo de Cozinha no Tivoli Ecoresort Praia do Forte desde 2017. 

 

 

16h30 às 17h30
“Cozinha Regional - Praia do Forte/Bahia”
Receita: Fumeiro com creme de cupuaçu e salada morna de feijão de corda

Chef George Marques (BA) do Tivoli Ecoresort
O chef George Marques iniciou sua carreira como auxiliar de Barman, depois como auxiliar de cozinha com foco em “Frutos do Mar e Peixes”. Entrou no Tivoli Ecoresort Praia do Forte em 2002 passando por diversas atividades na cozinha até se tornar chef responsável pelo restaurante Tabaréu desde 2008. Em seu CV o George possui o curso de “Molhos e Massas” pelo SENAC na Casa do Comércio e se define como um profissional detalhista, prezando atingir o sabor máximo de cada prato, respeitando o tempo de cocção de cada legume, vegetal e toques especiais de ervas finais. Sua experiência já garante expertise nas cozinhas de buffet, café da manhã, almoço e jantar de alta gastronomia, além disso ele possui organização e planejamento da equipe para criação de montagem de diversos pratos.

 

18h às 19h
“A Arte dos Drinks”
Receita: Drinks Tropicais - com utilização dos produtos Schweppes, Sprite e Monster
Bartender Adeilson Lisboa (SE/BA)
Participação Especial do “Alquimista da Serra da Mantiqueira” - Mauro Orlando (SP)

Adeilson Lisboa (SE/BA)
Conhecido como o “Mestre dos Drinks Tropicais”, Adeilson é um profissional com 20 anos de experiência na área hoteleira, com ênfase em elaboração de drinks e decorações com casca de frutas. Participa de palestras correlatas em segmentação, que correspondam a serviço de Mixologista, Atualmente Supervisor de Restaurante e chefe Barmem no Hotel Via dos corais.

 

 


Mauro Orlando (SP)
Administrador de empresas por formação e alquimista moderno por vocação, Mauro Orlando é o criativo fundador da destilaria Alquimistas da Serra. Sua paixão por ingredientes naturais e o resgate dos métodos ancestrais de destilação são a essência de suas aclamadas bebidas artesanais.

 

 

 

19h30 às 20h30
“Da Serra à Costa dos Coqueiros” - Lançamento do Livro “Donna Mantiqueira”
Receita: Risoto Mantiqueira - com produtos originais da Serra e da Costa dos Coqueiros

Chef Anouk Migotto (Campos do Jordão/SP)
Formada em Gastronomia pelo SENAC, Sommelier, MBM de Empreendedorismo e pós-graduada em Gestão Financeira de Serviços em Alimentação, acumula uma experiência de 22 anos como proprietária de restaurante, à frente dos fogões. Filha de pais franceses, recebeu da ascendência forte influência em sua cozinha. Anouk cresceu ajudando os pais a prepararem comida francesa, porém valorizando ingredientes nacionais, misturando e criando novos sabores. As 40 melhores receitas da chef estão reunidas no livro “Donna Mantiqueira”, já em sua segunda edição. A chef também participou do livro “Sabores da Mantiqueira”. Para a chef Anouk Migotto, o importante é a valorização dos ingredientes locais. Com técnica e paixão, transforma o simples em sofisticado aos olhos e ao paladar. Utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade, desde a escolha do produto até o cuidado com reaproveitamentos, trabalho sem desperdícios. Sua cozinha é baseada em ingredientes frescos de excelente qualidade e, com criatividade, aposta na criação de novos pratos com ingredientes regionais.

number1

Ministério da Cultura apresenta:

Tempero Oficial
Apoio
Lei de Incentivo
Lei de Incentivo
TurisForte
TurisForte
Tivoli
Tivoli
Tidelli
Tidelli
Rota 99
Rota 99
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Projeto Tamar
Projeto Tamar
Boteco Portugues
Boteco Portugues
Arroz Atitude
Arroz Atitude
Sabiá - Azeite de Oliva
Sabiá - Azeite de Oliva
SOST
SOST
Casa do Congumelo0
Casa do Congumelo0
Palmitaria União
Palmitaria União
Bicho Preguiça
Bicho Preguiça
Polem Dourado
Polem Dourado
Capril
Capril
Erva-Sal Microverdes
Erva-Sal Microverdes
CLN/INVEPAR
CLN/INVEPAR
Senac
Senac
Prefeitura Mata de São João
Prefeitura Mata de São João
Patrocínio
Coca-Cola
Coca-Cola
Realização
Governo Federal
Governo Federal

Siga-nos em nossas redes

Tempero Oficial
2023 - 2024. Tempero Oficial. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital