Tânia Godoi (DF/BA)
Com mais de 17 anos de experiência em Alimentos & Bebidas, Tânia Godoi é formada em Gastronomia e construiu uma carreira sólida à frente de operações em diferentes regiões do Brasil. Atuou em hotéis de prestígio como o Spa do Vinho, Vale dos Vinhedos, Yoo2, Hotel Casa da Montanha e Wish Serrano Resort, ambos em Gramado, além de consultorias especializadas em implantação de novas operações gastronômicas e formação de equipes de cozinha em diversos estados. Reconhecida por sua trajetória plural e visão contemporânea da gastronomia de hotelaria, a brasiliense Tânia Godoi traz na bagagem 26 aberturas de hotéis em 23 estados, prêmios de excelência, e uma filosofia de cozinha que une autenticidade, sofisticação técnica e uma forte consciência sobre o papel político da alimentação, elementos que deseja imprimir aos menus dos quatro restaurantes do resort: Goa, Tabaréu, Dendê Bar e À Sombra do Coqueiral. Com raízes afetivas na Bahia — sua avó Cardolina é baiana —, Tânia se reencontra agora com os cheiros e memórias da infância. “Cozinhar comida baiana é voltar para casa. Eu quero uma Bahia cosmopolita, mas reverente à sua origem. Vamos trazer o mel das abelhas sem ferrão do Meliponário Pólen Dourado, parceiro do hotel, o peixe fresco do mar, o dendê, o leite de coco presente. O calor pede picolés, as crianças querem pastel com massa de feira pururucada na piscina, os veganos serão abraçados pela feijoada de sábado”, diz. Em seu plano, a cozinha será também um campo de inovação e inclusão: com menus voltados a crianças, jovens e pessoas com restrições alimentares, sem abrir mão da experiência gastronômica como um todo. Mais do que pratos bem executados, Tânia defende uma cozinha que reflita relações e propósito. Por isso, sua prioridade inicial é construir com a equipe uma base sólida de confiança, orgulho e motivação. “Minha cozinha tem rosto e nome. Não é só minha. Tem quem planta, quem compra, quem lava, quem corta, quem limpa o fogão. Um prato carrega muitos sonhos e histórias. Quero dar voz a quem está atrás do fogão, mostrar que somos inteligência, sensibilidade e arte”, afirma. A paixão por pães de fermentação natural, molhos clássicos, fogo de chão e comida feita em panela de ferro compõe a assinatura da chef, que aposta na combinação entre técnica refinada e afetividade acessível.
A sustentabilidade — um dos pilares históricos do hotel — também está no centro da atuação de Tânia, que já começou a se aproximar de produtores locais, pescadores e projetos de compostagem da região.
O respeito ao meio ambiente, à sazonalidade e à cultura local vai aparecer tanto nos menus dos restaurantes quanto nas experiências especiais.