Noticias
Noticias
Noticias
Notícias
09h58

17⁰ Festival Tempero no Forte movimentou a Costa dos Coqueiros com Música Instrumental e Gastronomia

Evento cultural e gastronômico aqueceu a cultura, o turismo e a economia da Praia do Forte e entorno.

Compartilhe
Tamanho do texto
17⁰ Festival Tempero no Forte movimentou a Costa dos Coqueiros com Música Instrumental e Gastronomia

Após intensos 11 dias, terminou nesse último domingo, 10, a décima sétima edição do Festival de Cultura e Gastronomia, Tempero no Forte. O evento, que teve como tema  “Costa dos Coqueiros - Riquezas e Sabores do Litoral Norte/Ba”, foi um verdadeiro desfile de atrações culturais, capacitações para o Trade, além de pratos saborosos e criativos, que valorizaram a cultura e a gastronomia baiana e brasileira.

O primeiro final de semana do Festival foi marcado por três dias de cultura e entretenimento, trazendo Música Instrumental de qualidade e encontros inéditos que marcaram positivamente a experiência de turistas e visitantes no destino. Na abertura do festival, o encontro foi da Charanga Fiesta de Praia do Forte e do Grupo Cultural local Paparutos que fizeram juntos o Circuito pela Vila, dando espaço na sequência, para a aula na Cozinha Show com a Chef Tereza Paim, curadora do Festival, que se juntou a um trio de produtores e agricultores familiares do município de Mata de São João e preparou a Salada Terroir Praia do Forte, divulgando o turismo rural local, que cresce a cada ano.

Completando com maestria o repertório musical do Tempero, o Trio de Cordas Som Maior, formado por músicos da região, encantou o público com Música Instrumental Brasileira e execução de primeiríssima qualidade, assim como a música latina da Sonora Amaralina, que embalou o público no Projeto Tamar.  Foi memorável também o encontro do grupo percussivo feminino, Banda Didá, de Salvador, com a Charanga Fiesta, de Praia do Forte e o som “street band” da Banda Décadas que arrastou com muito swing e alegria,  turistas e visitantes, do início da Vila até o Projeto Tamar.

E na Gastronomia, não foi diferente, Chefs de outros estados e de Salvador, como Morena Leite, Isaias Neries, Anouk Miggoto, Danilo Fernandes, Jadson Nunes, Vini Soares, Gonçalo Ramires e Mauro Orlando, compartilharam seus conhecimentos com cozinheiros e comunidade local, além dos Chefs da região, como Freddy Miranda e George Marques, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e Adeilson Lisboa, que completaram o time de estrelas da Cozinha Show, que teve aulas lotadas e aclamadas pelo público. Os workshops do Senac sobre Ficha Técnica e Precificação levaram ao “Trade” da região, mais conhecimento e instrução para aperfeiçoamento da mão de obra e evolução dos serviços turísticos.

O Tempero no Forte mais uma vez comprovou seu DNA de promover a cultura e a gastronomia baiana e brasileira e dar visibilidade à criatividade e aos talentos locais, movimentando a economia criativa da região.

Realizado de 30 de novembro a 10 de dezembro e citado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) como uma das três principais atrações da região, junto com o São João e Réveillon, o Tempero no Forte é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Senac, CLN, Turisforte, Venturoli, Prefeitura de Mata de São João e Governo do Estado da Bahia, com organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos. 

number1

Ministério da Cultura apresenta:

Tempero Oficial
Apoio
Lei de Incentivo
Lei de Incentivo
TurisForte
TurisForte
Tivoli
Tivoli
Tidelli
Tidelli
Rota 99
Rota 99
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Projeto Tamar
Projeto Tamar
Boteco Portugues
Boteco Portugues
Arroz Atitude
Arroz Atitude
Sabiá - Azeite de Oliva
Sabiá - Azeite de Oliva
SOST
SOST
Casa do Congumelo0
Casa do Congumelo0
Palmitaria União
Palmitaria União
Bicho Preguiça
Bicho Preguiça
Polem Dourado
Polem Dourado
Capril
Capril
Erva-Sal Microverdes
Erva-Sal Microverdes
CLN/INVEPAR
CLN/INVEPAR
Senac
Senac
Prefeitura Mata de São João
Prefeitura Mata de São João
Patrocínio
Coca-Cola
Coca-Cola
Realização
Governo Federal
Governo Federal

Siga-nos em nossas redes

Tempero Oficial
2023 - 2024. Tempero Oficial. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital